Bravely Default II | Tudo o que você precisa saber
Data de lançamento: 26 de fevereiro de 2021
Plataforma Lançada: Nintendo Switch
Desenvolvedora: Claytechworks
Publicadora: No Japão: Square Enix; no mundo: Nintendo
Diretor: Shunsuke Iwami
Produtores: Tomoya Asano e Masashi Takahashi
Escritores: Yura Kubota e Tomoyoshi Nagai
Compositor: Revo
Engine: Unreal Engine 4
Gênero: JRPG
Modo de jogo: Singleplayer
Bravely Default II é o terceiro jogo da série Bravely. Enquanto o Bravely Second: End Layer era uma continuação direta da história do Bravely Default original, Bravely Default II apresenta uma nova história e um novo elenco de personagens. Semelhante aos títulos anteriores, o jogo funciona sendo um RPG com batalhas de turnos. O jogo também contém uma variante do sistema de "Brave Point" do jogo anterior e o uso da coleta de diferentes "asteriscos" (ou asterisks) para alterar a classe de Jobs de um personagem. É um JRPG clássico, mas com suas particularidades e direção artística ímpar.
Bravely Default II é ambientado em um mundo diferente dos jogos anteriores, em um continente chamado Excillant, dividido em cinco reinos diferentes. O jogo conta com quatro personagens principais: Seth, um ex-marinheiro que tenta recomeçar após problemas no passado; Gloria, a princesa e única sobrevivente do reino perdido de Musa; Elvis, um mago que desvenda o trabalho de seu falecido mentor e Adelle, uma mercenária que o acompanha. Os heróis irão passar por momentos improváveis a fim de reunirem os quatro cristais elementais para assim poderem salvar o mundo.
Quanto à característica dos personagens podemos dizer que Gloria é firme e honesta e faz a jornada seguir em frente. Elvis é um pouco palhaço, mas é leal demais e suas piadas escondem uma grande inteligência. Adelle é rápida para agir e também para falar o que pensa, e ela apresenta algumas das falas mais icônicas e memoráveis do jogo. E por último, Seth amadurece de forma emocionante com uma perspectiva valiosa.
Em Bravely Default II os heróis agem como pessoas normais, pessoas que tinham seus próprios objetivos e problemas muito antes de se envolverem em algo maior do que eles. Eles lutam com a grandiosidade de sua nova responsabilidade, mas a abraçam e se apoiam uns nos outros para obter apoio e segurança. Eles são amigos, mas não bem diferentes uns dos outros, e a dinâmica entre eles só fica mais interessante à medida que mais do mundo é mostrado no decorrer da trama.
- O produtor da série Tomoya Asano afirmou que a razão para o título do jogo ser Bravely Default II foi devido à sua crença de que Bravely Second não correspondeu às expectativas dos fãs.
- Bravely Second: End Layer, o segundo jogo da série, teve um baixo desempenho comercial e de crítica, tornando o destino da franquia incerto.
- A equipe só teve tranquilidade para trabalhar em Bravely Default II após os sucessos comerciais de Bravely Default: Fairy's Effect e Octopath Traveller.
- Revo, a banda que compôs a trilha sonora de Bravely Default e agora do Bravely Default II, não tinha participado da trilha sonora de Bravely Second.
- O jogo teve uma demo lançada durante a apresentação do Nintendo Direct em março de 2020, porém a história dessa demo não está no jogo final.
- A Square Enix disse que o jogo foi, em partes, baseado no feedback dos fãs.
RHNqVEtJdDN6OEE=
YXFKOV9tejdpUzA=
Y29XaVZrblBRV00=
SHYyWnZqNDlZMmc=
A demo de Bravely Default II foi bastante elogiada, embora muitas publicações notassem que o demo era mais difícil do que o esperado, e quem jogou pediu o retorno das configurações de dificuldade variadas existentes nos jogos anteriores da série. Agora que o jogo foi lançado, os críticos elogiaram o sistema de combate, sua excelente mecânica de Jobs e sua trilha sonora cativante. Já os pontos negativos mais citados foram seu grind excessivo, que já havia sido criticado na demo, e os gráficos dos personagens e inimigos que não se adaptaram bem a resolução maior do Nintendo Switch, além de sua história um tanto quanto simplória. Abaixo está a média do jogo no Opencritic.