Ex-funcionário da Sony diz que a empresa abandonou o Vita por falta de retorno

Ex-funcionário da Sony diz que a empresa abandonou o Vita por falta de retorno

Fechamento da loja foi uma forma de fazer as pessoas abandonarem a plataforma.
#Games Publicado por Vinicius, em

Embora o PSP tenha sido um grande sucesso tanto para a Sony quanto para os fãs, infelizmente o PS Vita não teve a mesma sorte. A Sony acabou abandonando o portátil e provavelmente não veremos outro tão cedo.

Recentemente, um ex-funcionário da Sony foi ao Reddit realizar uma sessão de perguntas e respostas. Uma das principais questões feitas a ele era o motivo da Sony ter abandonado o suporte first party ao portátil.

De acordo com ele, não havia um retorno que justificasse para a Sony continuar trazendo conteúdos e manter o portátil vivo.

Não havia retorno. A força de mercado era fraca. Embora ela tenha feito um grande esforço para trazer jogos no início, quando esses números não melhoraram, ela parou de investir.

O PS3 superou o Vita em vendas em cerca de 4:1 e o PS4 superou o Vita em cerca de 5:1. Como fã da Vita, isso é uma droga, mas a Sony como empresa tinha como alvo áreas onde o potencial de vendas era maior e deixou o Vita para as third party. Eles ainda ganhavam dinheiro em todas as vendas, então estavam muito felizes em aceitar isso como uma renda passiva durante a maior parte do ciclo de vida do Vita.

Com o Vita já sendo um console antigo, era inevitável que aparecesse firmwares alternativa que permitisse rodar jogos não originais. Esse ex-funcionário tocou também nesse assunto, afirmando que a Sony sabe quem utiliza isso, embora não tenha certeza se ela fará algo contra.

Eles têm uma boa telemetria, especificamente quando você está jogando um jogo para o qual não tem licença. Eles também têm telemetria para ver os nomes dos aplicativos que você está executando. Em outras palavras, sim, eles sabem quem são essas pessoas.

Se eles farão algo a respeito é outra questão. Se eles banirem sua conta, você pode criar uma nova. Se eles banirem seu console, você pode comprar um novo. Eles pensam nisso como um jogo interminável de Acerte a Toupeira e não é um uso sábio de seus recursos. No entanto, nunca diga nunca.

Recentemente também vimos a loja digital do Vita ser fechada, junto com a do PSP e PlayStation 3. De acordo com ele, a Sony já contava com planos para matar o Vita desde 2016, e fechar a loja foi apenas uma forma de fazer os jogadores abandonarem a plataforma.

Matar o Vita estava nos planos desde 2016 ou 2017. Aposto que tanto o fechamento da loja quanto a proibição da possibilidade de vendas são etapas para tirar as pessoas da plataforma, assim como a interrupção da fabricação de jogos e consoles.

A Sony vê o Vita como um fracasso. Ele não alcançou praticamente todas as metas de vendas que eles tinham e, para um negócio com fins lucrativos, isso é o pior que se pode acontecer. Eles se contentaram com isso como um pequeno fluxo de renda passiva, mas quando o firmware foi quebrado, eles colocaram o último prego no caixão.

Havia alguns defensores internos fortes, especialmente do lado do Japão, mas isso serviu apenas como um "avisei" nas guerras culturais que a Sony vem travando não tão silenciosamente na última década.

Vinicius
Vinicius #VSDias55

Me segue lá no Twitter:

Twitter ViniSD

Equipe do Site, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.