Nintendo vendeu mais de meio bilhão de consoles portáteis nos seus últimos 32 anos

Nintendo vendeu mais de meio bilhão de consoles portáteis nos seus últimos 32 anos

Um monstruoso sucesso para a gigante de Mario, Zelda e Metroid
#Games Publicado por Billy Butcher, em

Nintendo é o nome que dominou o setor do mercado de consoles portáteis por mais de trinta anos de história dos videogames.

A Big N foi minada ao longo dos anos pela NEC, SNK, Atari Corp., SEGA, Bandai Namco e Sony PlayStation, mas no final sempre saiu vitoriosa, e hoje desfruta de um monopólio substancial de seu hardware.

Tudo começou em 1989, com a publicação do Game Boy, então lançado no mercado também nas versões Game Boy Pocket e Game Boy Color.

Vencendo a competição do GameGear da SEGA e do Atari Lynx, o primeiro console portátil da Nintendo tem atualmente 118,69 milhões de unidades vendidas, considerando todos os modelos distribuídos.

Ele continua com o Game Boy Advance / Game Boy Micro, com 81,51 milhões de unidades; Nintendo DS / DSi, que ganhou cara a cara com o PSP e PS Vita da Sony e é a plataforma portátil de maior sucesso até agora, com 154,02 milhões de consoles vendidos;

Depois o Nintendo 3DS /New 3DS com 75,94 milhões de peças; e finalmente Nintendo Switch / Nintendo Switch Lite que até hoje tem 84,59 milhões de unidades vendidas, conforme destacado no último relatório financeiro da Nintendo.

Embora seja verdade que foi formalmente apresentado como um console doméstico que você pode levar com você mesmo fora de casa, o Switch essencialmente é um híbrido do mercado hardcore e portátil, sem mencionar que a Nintendo criou o Switch Lite, que é totalmente portátil.

Resumindo, a Nintendo vendeu mais de meio bilhão de consoles portáteis em aproximadamente 32 anos. Um sucesso no setor que ultrapassa o ligado às plataformas domésticas, vendido em 365 milhões de unidades pela empresa japonesa, valor inferior aos 461 milhões de unidades colocados pela Sony.

O presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, discutiu recentemente o problema dos semicondutores, e a possibilidade de não conseguir produzir o Nintendo Switch em quantidades suficientes.

Fonte 1: Every Eye
Fonte 2: Nintendo Life
Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro