Conheça as marcas mais odiadas no mundo!

Conheça as marcas mais odiadas no mundo!

E é fácil acertar a empresa de Games mais odiada...
#Curiosidades Publicado por Allan Kardec, em

Passar raiva com algo que você comprou, dedicou horas e uma boa parte de seu dinheiro não é nem de longe o que os fãs das marcas querem, e as frustrações causadas por decepções tanto em lançamentos quanto em anúncios (ou falta deles), fazem com que o mundo dos games e tecnologia em geral seja um dos locais onde os fãs sejam os que mais tem raiva das empresas, e as famosas e conhecidas flame wars se proliferam, muitas vezes com motivos dados pelas próprias empresas.

E uma pesquisa interessante realizada pela RAVE Reviews, utilizando a ferramenta de análise de linguagem SentiStrength, identificou através de milhares de tweets as marcas mais odiadas em todos os países. E obviamente o destaque foi para as empresas de tecnologia e games.

A pesquisa levou em conta a taxa de ódio (% de tweets negativos) e classificando as marcas por localização e categoria, para no final encontrar as marcas mais odiadas em todos o países alvo. As seleção das marcas analisadas foi definida através do volume de pesquisa no Google.

Sony é a marca mais odiada em 10 países

Usando o Google Keyword Planner foi criado uma lista de 100 marcas globais de acordo com o volume de pesquisa selecionando marcas de produtos em geral. E após a análise das menções no Twitter, foi contatado que a Sony é a marca mais odiada, e que tem a maior taxa de ódio em 10 países. O conglomerado japonês, fabricando de eletrônicos, consoles, produtos de fotografia e cinema, certamente causa o desconforto dos fãs a cada decisão que seus executivos tomam.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OS8wNTg0NzQud2VicA==

Em segundo lugar esta a Tesla, a empresa automotiva e de armazenamento de energia norte americana, que tem Elon Musk como CEO, que é odiada em sete países, incluindo a Espanha, na sequencia vemos as marcada das PayPal e Uber, que recebem bastante criticas já que os usuários esperam que elas cumpram o serviço como prometido.

Como curiosidade no Brasil, a marca mais odiada é a Red Bull, com 45,24% das críticas nos tweets analisados.

Nos mundo dos games UBISOFT é odiada na maioria dos países da pesquisa!

Como vemos aqui no próprio site, a base de fãs que mais gosta de criticar as marcas é as dos jogadores, e claro, ninguém gosta de ver aquele tanto de promessas comumente feitas em eventos mostrando projetos lindos e maravilhosos, serem entregues bugados, capados ou incompletos. Ou ainda quando a base de fãs deseja algo e a empresa simplesmente ignora e praticamente enterra franquias famosas e amadas. E para piorar, que tal a empresa lançar jogo após de jogo com poucas diferenças, com mais bugs que o anterior e muitas vezes virando um verdadeiro caça níquel!

Mesmo se eu não tivesse escrito ali no subtítulo, mas com essa introdução seria fácil descobrir qual a empresa mais odiada no mundo dos Games, claro a Ubisoft, a desenvolvedora de Assassins Creed aparece na pesquisa como a marca odiada em 23 países, incluindo o Brasil. Já a Capcom vem sem seguida sendo odiada em nove países, o que é fácil entender devido as suas decisões estranhas.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OS8wNTg0NzUud2VicA==

É curioso ver que entre as maiores marcas dos games, que são as fabricantes e seus consoles, Sony (PlayStation), Microsoft (Xbox) e Nintendo, somente a última aparece na pesquisa sendo mais odiada em 1 pais, a Noruega... o que será que ela anda fazendo por lá?

Entre as grandes empresas de tecnologia, Microsoft é odiada em 22 países

As grandes marcas de tecnologia e que estão presentes em nossa vida diária também entraram na pesquisa, e curiosamente foi constatado que Microsoft é odiada em 22 países, incluindo o Brasil, "estranhamente" Facebook e Google dividem entre si o ódio de 24 países... achei injusto achei... colocaria as 2 na frente, colocaria... mas OK, seguindo a pesquisa, a Amazon também aparece na pesquisa sendo odiadas apenas em 6 países.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OS8wNTg0Nzcud2VicA==

Entre marcas de comida, KFC recebe o ódio de 14 países

O Coronel Sanders não engana ninguém com aquela cavanhaque branco, com comentários do tipo "KFC é superestimado", o KFC recebe o ódio de 14 países. Seguido pela McDonald's em segundo lugar, mas que a dois anos era a marca mais odiada no mundo, hoje é odiada em apenas quatro países, mas não que isso seja uma boa notícia para a empresa, já que vários países proibiram o restaurante em seus territórios, o que diminuiu também a percepção de rejeição.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zX3VwL2JpZy81OS8wNTg0NzYud2VicA==

No Brasil a empresa mais odiada de fast-foot é a Wendy's, não se lembra da marca... pense que ela está por trás da Burger King, McDonald's e Subway, que você entenderá o motivo.

Conclusão

Vale ressaltar que a pesquisa leva por base as críticas na internet utilizando somente os comentários no Twitter, mas também poderia ser constatado em outra pesquisa, que algumas das empresas também sejam amadas, e o uso de uma única rede social pode gerar uma incongruência, já que é comum que muitos usuários não a utilizem e muitas vezes não deixam suas opiniões, principalmente quando pensamos no Brasil, já que o Twitter e o sexto lugar entre as redes sociais mais utilizadas.

E é interessante ver e destacar que a fonte das pesquisas seja o Twitter, a rede social conhecida por ser o abismo de ódio da internet, e não sei esse fator pode influenciar no resultado final, já que um deslize de qualquer marca ou pessoa pode virar o olhar raivoso dos usuários da plataforma para ela, maculando a real perspectiva dos demais usuários com a marca.

A pesquisa ainda adentra com outros resultados mais regionais de países como EUA e Inglaterra, que você pode conferir aqui caso tenha curiosidade.

Mas deixe seu comentário dizendo qual marca você tem mais críticas e o porque. Mas sem brigas!

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

Analista e Administrador de Sistema vulgo Programador

Amante de artes, com gostos peculiares e até duvidosos!

Sempre por aqui indicando um joguinho interessante ou desconhecido. Segue eu!

Administrador do Site, Luziânia, GO, Brasil
Publicações em Destaque