PaxDei, um MMO feito inteiramente na nuvem pela Mainframe Industries e Xbox Publishing, ganha detalhes

PaxDei, um MMO feito inteiramente na nuvem pela Mainframe Industries e Xbox Publishing, ganha detalhes

Estúdio finlandês formado por ex-devs da CCP Games deixaram detalhes de seu ambicioso título escaparem
#Games Publicado por Billy Butcher, em

A Microsoft é uma empresa que prioriza o Cloud Computing (Poder em Nuvem) desde 2014 quando colocou o seu até então CEO, Satya Nadella, então não deve ser surpresa que a empresa esteja explorando criar jogos que priorizam a nuvem.

Um tempo atrás noticiamos que a empresa possuidora do Xbox Game Studios pode estar trabalhando com a desenvolvedora independente finlandesa, Mainframe Industries, em algum tipo de MMO baseado em Nuvem. Hoje, o Jeff Grubb de VentureBeat adicionou uma pilha de detalhes, adicionando combustível à possibilidade de que possamos ter descoberto mais um jogo para adicionar à lista crescente de próximos exclusivos do Xbox.

Supostamente chamado de Project PaxDei, este MMO aumentará sua complexidade com base em como você acessa o jogo. PaxDei está com sua marca registrada como um futuro jogo eletrônico ''baseado em nuvem'' no site IPO da União Europeia, anexado a sua dona, Mainframe Industries.

A marca foi depositada em junho de 2021, sendo estendida para ser da empresa até o ano de 2031, então caso a Microsoft publique esse jogo, a IP não ficará nas mãos do Xbox (nos lembrando de casos como Sunset Overdrive, Ryse: Son of Rome, Alan Wake, Splinter Cell e Mass Effect, jogos no qual a Microsoft publicou, mas que a marca não ficou nas suas mãos).

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cud2luZG93c2NlbnRyYWwuY29tL3NpdGVzL3dwY2VudHJhbC5jb20vZmlsZXMvc3R5bGVzL3hsYXJnZS9wdWJsaWMvZmllbGQvaW1hZ2UvMjAyMS8xMC9wYXhkZWktdHJhZGVtYXJrLnBuZw==

A Microsoft e a Mainframe Industries esperam estabelecer uma estrutura de "melhores práticas" para jogos independentes de dispositivos usando o Project PaxDei, que irá adaptar sua experiência de usuário para atender ao dispositivo que está sendo usado para acessar o jogo.

Grubb oferece exemplos em seu artigo, observando que os jogadores em um telefone podem querer fazer tarefas mais simples, como coleta de recursos ou gerenciamento de criação, enquanto os jogadores em um console ou PC podem acessar os elementos de jogo mais complexos, como combate e invasão.

World of Warcraft já possui alguns sistemas como este, embora sejam bastante "suaves" em sua implementação. Os jogadores podem enviar soldados NPC em missões usando o aplicativo de telefone WoW, por exemplo, e acessar coisas como chat de texto da guilda.

Há anos existem rumores de que a Blizzard Entertainment estava explorando um jogo para celular do tipo Pokémon Go. World of Warcraft não foi projetado com isso em mente desde o início, provavelmente por isso que seus sistemas independentes de dispositivos são muito limitados.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cud2luZG93c2NlbnRyYWwuY29tL3NpdGVzL3dwY2VudHJhbC5jb20vZmlsZXMvc3R5bGVzL3hsYXJnZS9wdWJsaWMvZmllbGQvaW1hZ2UvMjAyMS8xMC9tYWluZnJhbWUtY29uY2VwdC1hcnQuanBn

Conceito do mundo do jogo.

PaxDei estaria entre os primeiros MMOs projetados desde o lançamento para tirar proveito de um futuro de jogos que prioriza os dispositivos, onde os jogos e serviços têm como alvo os jogadores onde eles estão. O Xbox Game Pass e sua plataforma de jogos em nuvem são fundamentalmente uma extensão dessa visão também, com APIs com reconhecimento de dispositivo que detectam se uma tela sensível ao toque está presente nos controles de toque da superfície, ou se um gamepad está presente e assim por diante.

Grubb relata que as negociações da Microsoft com Hideo Kojima (autor de Death Stranding e Metal Gear Solid) giram em torno de um jogo na nuvem também, e espera que as práticas estabelecidas com a Mainframe Industries também possam ajudar no desenvolvimento desse jogo do japonês (caso um acordo seja finalizado.)

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque